BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, December 26, 2009

 
A mais RECENTE NOVELA POLITICO-TURÍSTICA LUSA
RED BULL AIR RACE ABANDONA O DOURO E APAIXONA-SE PELO TEJO

Humberto Ferreira lê e analisa os dados desta charada = o epílogo aos comentários sobre o artigo A COITADA DA COUTADA DE LISBOA, subordinado ao mesmo tema - posted neste Blogue em 4 de Dezembro de 2009 (e que convém também ler, pois nessa ocasião não apreciei os argumentos usados pelos portuenses (concretamente pelo autor do texto), pensando ainda que o caso não tivesse tido qualquer influência política, como parece que teve! O pior é provar! Mas quando me engano, admito. E neste imbroglio, não gostei da desconfiança inicial reflectida no referido texto (aliás, nem do título). Mas os argumentos a que recorri para os meus comentários continuo a subscrevê-los numa situação negocial normal, entre organizações puramente comerciais ou desportivas - o que afinal não é o caso! Do facto, apresento as minhas desculpas ao autor do texto inicial, apesar de não concordar, repito, com os ataques pouco sólidos a tudo o que vem de Lisboa e dos lisboetas!
Lisboa, 26 Dez. 2009

1º Título Base: Red Bull e Lisboa querem voar juntas por quatro anos
Publicação: Weekend Económico
Data: 24-12-2009
Tema(s): Calendário de Animação de Verão de Lisboa/Oeiras prejudica Porto/Gaia

COMENTÁRIO HF: Afinal, até tomo o lado dos nortenhos nesta disputa incrível, quase surrealista entre as duas mais importantes regiões lusas. Carago! POIS DESCONFIO DESTA RIVALIDADE DE COSTA & ISALTINO, CONSTATANDO A DIFERENTE COR POLÍTICA DAS AUTARQUIAS DE GAIA E PORTO! Além disso, não me parece que o acordo tenha obedecido às boas normas da concorrência leal? E duas autarquias do mesmo país lutarem contra outras duas que já investiram tanto no mesmo evento, é, no mínimo, um acto contra-producente!
E uma vez que não é o GOVERNO CENTRAL A CHAMAR A ATENÇÃO para os contornos cinzentos desta rivalidade, nem a REGULAR AS DESVANTAGENS DESTES DOENTIOS HÁBITOS e ÓDIOS REGIONAIS, TEREMOS QUE SER ... NÓS, CIDADÃOS CONTRIBUINTES A FAZÊ-LO!


Texto ORIGINAL: POR jornalista Marina Conceição
Atenção os comentários destacados entre (((parentesis triplos))) são de Humberto Ferreira. O resto do texto é a transcrição do artigo original.

Mais piruetas, mais altura, mais razias e mais espectáculo. São estas as promessas da Red Bull Air Race para a final da competição, que se realizará em Lisboa, no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2010 (de sexta-feira 3 a domingo 5).
O contrato assinado entre o Red Bull Air Race e as autarquias de Lisboa, Oeiras e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) é válido por um ano, mas todas as entidades envolvidas querem prolongar a parceria.
António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse que todos estão “interessados em manter a prova sequencial ou alternadamente em Lisboa”.
Já Vítor Costa, director-geral da ATL, avançou ao Económico que “para se tirar partido da promoção internacional do destino Lisboa, o Red Bull deveria permanecer na capital nos próximos quatro anos”.
(((QUANTOS ANOS ESTEVE A RED BULL NO PORTO? TRÊS??? OU apenas dois 2008 e 2009???)))

Também o presidente-executivo da Red Bull Air Race, Bernd Loidl, disse em conferência de imprensa em Lisboa, esta semana, que “vir para Lisboa em 2010 é o primeiro passo para continuar a realizar etapas em Portugal”.
(((NÃO GOSTARAM DA CHUVA QUE CAIU NO DOURO NA EDIÇÃO DA RED BULL over DOURO em Setembro de 2009?)))
A prova saiu das margens do Douro, no Porto e Gaia, para sobrevoar o rio Tejo. A organização da prova alega “limitações naturais” das cidades nortenhas que “não permitem fazer percursos suficientemente flexíveis”, avançou esta semana Bernd Loidl (ver entrevista abaixo).
A pequena distância entre as margens do Douro não permitem um percurso tão espectacular nem com tantos obstáculos como os quase dois quilómetros constantes de distância entre Lisboa e a margem sul.
(((CURIOSAMENTE, a aliança LISBOETA-OEIRENSE nem sequer integrou os MUNICÍPIOS DA MARGEM SUL. LEMBRO que o PORTO de LISBOA abrange 11 municípios ribeirinhos, A MAIOR
PARTE DOS QUAIS LOCALIZADOS NA MARGEM SUL: ALMADA, SEIXAL, AMORA, MONTIJO, BARREIRO, ALCOCHETE, enquanto na MARGEM NORTE há cinco: OEIRAS, LISBOA, LOURES, VILA FRANCA e Cascais ... JÁ NO ATLÂNTICO, como porta de entrada para o vasto porto fluvial no estuário do Tejo - um dos mais espaçosos portos europeus.)))

TRÊS PERGUNTAS A... BERND LOIDL
Presidente-executivo da Red Bull Air Race

“Vir para Lisboa é a oportunidade de ficar em Portugal”
O presidente da Red Bull Air Race disse ao Económico que passa ao lado das polémicas políticas e não vê, para já, alternativas a Lisboa dentro do País nos próximos anos.
(((COM OS DIABOS: PORTIMÃO e o ARADE, ou do lado da PRAIA DA ROCHA; ou VILAMOURA E QUARTEIRA; ou o ALQUEVA; ou a zona de SINTRA e a Base da GRANJA do MARQUÊS; ou ÉVORA (ONDE, aliás, JÁ SE REALIZA O MAIOR AIR SHOW DA PENÍNSULA IBÉRICA); ... ou a FIGUEIRA DA FOZ e do MONDEGO; ... ou, até, a Base Aérea e a Praia de Cortegaça em AVEIRO ... (só assim de repente, lembrei-me de oito alternativas com espaços para reunir um milhão de pessoas, nacionais e estrangeiras, a assistir à corrida)... OPÇÕES QUE PODEM VIR A CRIAR EXCELENTES CONDIÇÕES ALTERNATIVAS PARA A EXPANSÃO DA RED BULL relativamente a LISBOA e VALE DO TEJO? ... O que o Governo (qualquer GOVERNO) deve tentar fazer é descentralizar EVENTOS, benefícios, mais PROVAS DESPORTIVAS e programação CULTURAL com projecção internacional!!! É OU NÃO É?)))

Porquê vir para Lisboa e sair do Porto?
Vir para Lisboa era a única oportunidade de manter a corrida Red Bull Air Race em Portugal. Esta parceria assinada em Lisboa mantém a oportunidade de ficar em Portugal. Era imperativo para nós continuar em Portugal devido à hospitalidade e suporte de toda a população. A prova terá exigências mais altas e mais emoções para os espectadores que vão ver a prova durante o fim-de-semana. Porto e Gaia tinham limitações naturais que não nos permitiam ser suficientemente flexíveis.
(((QUER DIZER, O PORTO DE LISBOA NÃO TEM LIMITAÇÕES? O QUE FAZEM ENTÃO AOS CRUZEIROS COM DATAS PROGRAMADAS A ANOS DE ANTECEDÊNCIA? ÀS CARREIRAS SUBURBANAS DE FERRIES? E a uma EVENTUAL CIMEIRA NUMA CAPITAL EUROPEIA abrangida por um ambiente de permanente CRISE INTERNACIONAL? EU ESTOU A VER QUE O "TEATRO DE VOO" SERÁ ENTRE PEDROUÇOS E OEIRAS, PORTANTO SEMPRE PARA OESTE. MAS NUMA ÁREA ONDE O LISBOETA COMUM TERÁ QUE AGUENTAR HORAS EM PÉ E AO SOL ... NAS PRAIAS OU NAS MARGENS - HÁ POUCA ESPLANADAS - Á ESPERA DOS AVIÕES! O ARGUMENTO CHEIRA A CHANTAGEM: OU LISBOA ... OU NADA! E GOVERNO QUE LIDA COM ARGUMENTOS DESTES, TAMBÉM NÃO ME MERECE A MÍNIMA PONTA DE CONFIANÇA. E sou lisboeta de gema!!!)))

Como vê a reacção dos políticos e as rivalidades entre Porto e Lisboa? Nós estamos a evoluir e estamos ansiosos por trazer para Lisboa a final do campeonato Red Bull Air Race de 2010. O que é importante é o foco na competição e na corrida.

Pondera ir para outras regiões de Portugal?
Aqui em Lisboa, temos uma forte parceria local. (((COSTA & ISALTINO Inc. ???)))
A localização serve todos os requisitos que temos em relação às inovações técnicas que vamos suportar. Esta é uma parceria para o futuro.

2º Título Base: Mais apoios ao Turismo no Norte
Publicação: Jornal 24 Horas
Data: 24-12-2009
Tema(s): Promoção - Revelados apoios anuais do Turismo de Portugal 2009 ...
LEAD: Apoios à Região Centro em 2009 = 8,9 milhões de euros; Região Norte = 5,3 milhões de euros; e Região de Lisboa e Vale do Tejo = 4,3 milhões de euros. Gaia e Porto nem solicitaram apoio ao TP para realizar as anteriores edições da Red Bull Air Race.
COMENTÁRIO DE HF: O TURISMO de PORTUGAL,afinal, nem deu um cêntimo para apoiar a organização das edições anteriores da Red Bull Air Races no Douro?
Mas que lata ... O QUE É QUE ELES PENSAM QUE SOMOS?


Texto ORIGINAL: O Turismo de Portugal garantiu ontem que o Norte recebeu mais apoios em 2008 do que Lisboa e sublinhou que nem a Câmara do Porto nem a de Gaia apresentaram qualquer candidatura a subsídios para o Red Bull Air Race. Segundo o esclarecimento do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, enviado à agência Lusa, a região Norte recebeu 5,3 milhões de euros do orçamento deste organismo em 2008, mais um milhão do que o apoio concedido a Lisboa e Vale do Tejo, que surge em terceiro lugar com um apoio de 4,3 milhões de euros.
A Região Centro foi a mais apoiada, com subsídios atribuídos no valor de 8,9 milhões de euros em 2008.
(((ENTÃO QUEM PAGOU A DISPENDIOSA PROGRAMAÇÃO, PUBLICIDADE E PROMOÇÃO INTERNA E EXTERNA DO "ALLGARVE III EM 2009"?
JÁ SEI, FUI EU, TU, OS NOSSOS COLEGAS, VIZINHOS, FAMILIARES, AMIGOS ... mais os que AINDA PAGAM IMPOSTOS NESTE SÍTIO desequilibrado e desorientado q.b.! MAS ELES GANHARAM MAIS VOTOS! PORTANTO, AGUENTEM-NOS, como eu, MAIS UNS ANITOS ... MESMO A CONTINUAR a fugir às responsabilidades da Coesão Nacional E NÃO SÓ!
POIS, NESTE CASO DA VINDA DA RED BULL PARA PORTUGAL, ENTRANDO PELO PORTO E VOANDO PARA LISBOA, NEM SEQUER FOI O SR. LUÍS PATRÃO QUE SE COMPROMETEU COM AS RESPECTIVAS AUTORIDADES LOCAIS. E SOBRE O PROGRAMA ALLGARVE ... TÃO POUCO! O QUE FARÁ ENTÃO O PRESIDENTE DO TP? A LESTE DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA? )))

Labels:


Comments:
Nice brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.
 
Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]