Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
A mais RECENTE NOVELA POLITICO-TURÍSTICA LUSARED BULL AIR RACE ABANDONA O DOURO E APAIXONA-SE PELO TEJOHumberto Ferreira lê e analisa os dados desta charada = o epílogo aos comentários sobre o artigo A COITADA DA COUTADA DE LISBOA, subordinado ao mesmo tema - posted neste Blogue em 4 de Dezembro de 2009 (e que convém também ler, pois nessa ocasião não apreciei os argumentos usados pelos portuenses (concretamente pelo autor do texto), pensando ainda que o caso não tivesse tido qualquer influência política, como parece que teve! O pior é provar! Mas quando me engano, admito. E neste imbroglio, não gostei da desconfiança inicial reflectida no referido texto (aliás, nem do título). Mas os argumentos a que recorri para os meus comentários continuo a subscrevê-los numa situação negocial normal, entre organizações puramente comerciais ou desportivas - o que afinal não é o caso! Do facto, apresento as minhas desculpas ao autor do texto inicial, apesar de não concordar, repito, com os ataques pouco sólidos a tudo o que vem de Lisboa e dos lisboetas!
Lisboa, 26 Dez. 2009
1º Título Base:
Red Bull e Lisboa querem voar juntas por quatro anos Publicação: Weekend Económico
Data: 24-12-2009
Tema(s):
Calendário de Animação de Verão de Lisboa/Oeiras prejudica Porto/Gaia COMENTÁRIO HF: Afinal, até tomo o lado dos nortenhos nesta disputa incrível, quase surrealista entre as duas mais importantes regiões lusas. Carago! POIS DESCONFIO DESTA RIVALIDADE DE COSTA & ISALTINO, CONSTATANDO A DIFERENTE COR POLÍTICA DAS AUTARQUIAS DE GAIA E PORTO! Além disso, não me parece que o acordo tenha obedecido às boas normas da concorrência leal? E duas autarquias do mesmo país lutarem contra outras duas que já investiram tanto no mesmo evento, é, no mínimo, um acto contra-producente!
E uma vez que não é o GOVERNO CENTRAL A CHAMAR A ATENÇÃO para os contornos cinzentos desta rivalidade, nem a REGULAR AS DESVANTAGENS DESTES DOENTIOS HÁBITOS e ÓDIOS REGIONAIS, TEREMOS QUE SER ... NÓS, CIDADÃOS CONTRIBUINTES A FAZÊ-LO!
Texto ORIGINAL: POR jornalista Marina Conceição
Atenção os comentários destacados entre (((parentesis triplos))) são de Humberto Ferreira. O resto do texto é a transcrição do artigo original. Mais piruetas, mais altura, mais razias e mais espectáculo. São estas as promessas da
Red Bull Air Race para a final da competição, que se realizará em Lisboa, no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2010 (de sexta-feira 3 a domingo 5).
O contrato assinado entre o Red Bull Air Race e
as autarquias de Lisboa, Oeiras e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) é válido por um ano, mas todas as entidades envolvidas querem prolongar a parceria.
António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse que todos estão “
interessados em manter a prova sequencial ou alternadamente em Lisboa”.
Já Vítor Costa, director-geral da ATL, avançou ao Económico que “
para se tirar partido da promoção internacional do destino Lisboa, o Red Bull deveria permanecer na capital nos próximos quatro anos”.
(((QUANTOS ANOS ESTEVE A RED BULL NO PORTO? TRÊS??? OU apenas dois 2008 e 2009???)))
Também o presidente-executivo da Red Bull Air Race, Bernd Loidl, disse em conferência de imprensa em Lisboa, esta semana, que “
vir para Lisboa em 2010 é o primeiro passo para continuar a realizar etapas em Portugal”.
(((NÃO GOSTARAM DA CHUVA QUE CAIU NO DOURO NA EDIÇÃO DA RED BULL over DOURO em Setembro de 2009?)))
A prova saiu das margens do Douro, no Porto e Gaia, para sobrevoar o rio Tejo. A organização da prova alega “limitações naturais” das cidades nortenhas que “
não permitem fazer percursos suficientemente flexíveis”, avançou esta semana Bernd Loidl (ver entrevista abaixo).
A pequena distância entre as margens do Douro não permitem um percurso tão espectacular nem com tantos obstáculos como os quase dois quilómetros constantes de distância entre Lisboa e a margem sul.
(((CURIOSAMENTE, a aliança LISBOETA-OEIRENSE nem sequer integrou os MUNICÍPIOS DA MARGEM SUL. LEMBRO que o PORTO de LISBOA abrange 11 municípios ribeirinhos, A MAIOR
PARTE DOS QUAIS LOCALIZADOS NA MARGEM SUL: ALMADA, SEIXAL, AMORA, MONTIJO, BARREIRO, ALCOCHETE, enquanto na MARGEM NORTE há cinco: OEIRAS, LISBOA, LOURES, VILA FRANCA e Cascais ... JÁ NO ATLÂNTICO, como porta de entrada para o vasto porto fluvial no estuário do Tejo - um dos mais espaçosos portos europeus.)))
TRÊS PERGUNTAS A... BERND LOIDL Presidente-executivo da Red Bull Air Race
“Vir para Lisboa é a oportunidade de ficar em Portugal” O presidente da Red Bull Air Race disse ao
Económico que passa ao lado das polémicas políticas e
não vê, para já, alternativas a Lisboa dentro do País nos próximos anos. (((COM OS DIABOS: PORTIMÃO e o ARADE, ou do lado da PRAIA DA ROCHA; ou VILAMOURA E QUARTEIRA; ou o ALQUEVA; ou a zona de SINTRA e a Base da GRANJA do MARQUÊS; ou ÉVORA (ONDE, aliás, JÁ SE REALIZA O MAIOR AIR SHOW DA PENÍNSULA IBÉRICA); ... ou a FIGUEIRA DA FOZ e do MONDEGO; ... ou, até, a Base Aérea e a Praia de Cortegaça em AVEIRO ... (só assim de repente, lembrei-me de oito alternativas com espaços para reunir um milhão de pessoas, nacionais e estrangeiras, a assistir à corrida)... OPÇÕES QUE PODEM VIR A CRIAR EXCELENTES CONDIÇÕES ALTERNATIVAS PARA A EXPANSÃO DA RED BULL relativamente a LISBOA e VALE DO TEJO? ... O que o Governo (qualquer GOVERNO) deve tentar fazer é descentralizar EVENTOS, benefícios, mais PROVAS DESPORTIVAS e programação CULTURAL com projecção internacional!!! É OU NÃO É?)))
Porquê vir para Lisboa e sair do Porto? Vir para Lisboa era a única oportunidade de manter a corrida Red Bull Air Race em Portugal. Esta parceria assinada em Lisboa mantém a oportunidade de ficar em Portugal. Era imperativo para nós continuar em Portugal devido à hospitalidade e suporte de toda a população. A prova terá exigências mais altas e mais emoções para os espectadores que vão ver a prova durante o fim-de-semana. Porto e Gaia tinham limitações naturais que não nos permitiam ser suficientemente flexíveis.
(((QUER DIZER, O PORTO DE LISBOA NÃO TEM LIMITAÇÕES?
O QUE FAZEM ENTÃO AOS CRUZEIROS COM DATAS PROGRAMADAS A ANOS DE ANTECEDÊNCIA? ÀS CARREIRAS SUBURBANAS DE FERRIES? E a uma EVENTUAL CIMEIRA NUMA CAPITAL EUROPEIA abrangida por um ambiente de permanente CRISE INTERNACIONAL? EU ESTOU A VER QUE O "TEATRO DE VOO" SERÁ ENTRE PEDROUÇOS E OEIRAS, PORTANTO SEMPRE PARA OESTE. MAS NUMA ÁREA ONDE O LISBOETA COMUM TERÁ QUE AGUENTAR HORAS EM PÉ E AO SOL ... NAS PRAIAS OU NAS MARGENS - HÁ POUCA ESPLANADAS - Á ESPERA DOS AVIÕES! O ARGUMENTO CHEIRA A CHANTAGEM: OU LISBOA ... OU NADA! E GOVERNO QUE LIDA COM ARGUMENTOS DESTES, TAMBÉM NÃO ME MERECE A MÍNIMA PONTA DE CONFIANÇA. E sou lisboeta de gema!!!)))
Como vê a reacção dos políticos e as rivalidades entre Porto e Lisboa? Nós estamos a evoluir
e estamos ansiosos por trazer para Lisboa a final do campeonato Red Bull Air Race de 2010. O que é importante é o foco na competição e na corrida. Pondera ir para outras regiões de Portugal? Aqui em Lisboa, temos uma forte parceria local. (((COSTA & ISALTINO Inc. ???)))
A localização serve todos os requisitos que temos em relação às inovações técnicas que vamos suportar. Esta é uma parceria para o futuro.
2º Título Base:
Mais apoios ao Turismo no Norte Publicação: Jornal 24 Horas
Data: 24-12-2009
Tema(s):
Promoção - Revelados apoios anuais do Turismo de Portugal 2009 ... LEAD: Apoios à Região Centro em 2009 = 8,9 milhões de euros; Região Norte = 5,3 milhões de euros; e Região de Lisboa e Vale do Tejo = 4,3 milhões de euros. Gaia e Porto nem solicitaram apoio ao TP para realizar as anteriores edições da Red Bull Air Race.
COMENTÁRIO DE HF: O TURISMO de PORTUGAL,afinal, nem deu um cêntimo para apoiar a organização das edições anteriores da Red Bull Air Races no Douro?
Mas que lata ... O QUE É QUE ELES PENSAM QUE SOMOS?
Texto ORIGINAL: O Turismo de Portugal garantiu ontem que o Norte recebeu mais apoios em 2008 do que Lisboa e sublinhou que nem a Câmara do Porto nem a de Gaia apresentaram qualquer candidatura a subsídios para o Red Bull Air Race. Segundo o esclarecimento do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, enviado à agência Lusa, a região Norte recebeu 5,3 milhões de euros do orçamento deste organismo em 2008, mais um milhão do que o apoio concedido a Lisboa e Vale do Tejo, que surge em terceiro lugar com um apoio de 4,3 milhões de euros.
A Região Centro foi a mais apoiada, com subsídios atribuídos no valor de 8,9 milhões de euros em 2008.
(((ENTÃO QUEM PAGOU A DISPENDIOSA PROGRAMAÇÃO, PUBLICIDADE E PROMOÇÃO INTERNA E EXTERNA DO "ALLGARVE III EM 2009"?
JÁ SEI, FUI EU, TU, OS NOSSOS COLEGAS, VIZINHOS, FAMILIARES, AMIGOS ... mais os que AINDA PAGAM IMPOSTOS NESTE SÍTIO desequilibrado e desorientado q.b.! MAS ELES GANHARAM MAIS VOTOS! PORTANTO, AGUENTEM-NOS, como eu, MAIS UNS ANITOS ... MESMO A CONTINUAR a fugir às responsabilidades da Coesão Nacional E NÃO SÓ!
POIS, NESTE CASO DA VINDA DA RED BULL PARA PORTUGAL, ENTRANDO PELO PORTO E VOANDO PARA LISBOA, NEM SEQUER FOI O SR. LUÍS PATRÃO QUE SE COMPROMETEU COM AS RESPECTIVAS AUTORIDADES LOCAIS. E SOBRE O PROGRAMA ALLGARVE ... TÃO POUCO! O QUE FARÁ ENTÃO O PRESIDENTE DO TP? A LESTE DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA? )))
Labels: TURISMO EM PORTUGAL
posted by humberto salvador ferreira #
10:29 AM 